COMPARTICIPAÇÃO VACINAS

  • by

Caros Associados,

No sentido de apoiar e promover o bem estar dos Associados e do seu agregado familiar, nomeadamente no que respeita às suas condições de saúde, económicas e sociais, a ARCCAS comparticipa há vários anos a vacinação contra a Neisseria meningitidis.

A doença meningocócica é uma infecção grave das meninges (membranas que protegem o cérebro e a medula espinal) causada pela bactérica Neisseria meningitidis, provocando sequelas num número significativo de doentes. Pese embora existam 13 grupos distintos, a quase totalidade dos casos de doença são provocados pelos grupos A, B, C, Y, W e X, sendo que, actualmente, o Programa Nacional de Vacinação (PNV 2017) apenas prevê a vacinação contra a Neisseria meningitidis do Grupo C.

Contudo, no dia 1 de Outubro de 2020 entra em vigor o novo Programa Nacional de Vacinação (PNV 2020). Este novo programa passa a incluir as seguintes vacinas:

  • Vacina meningocócica B (MEN B) para todas as crianças, no primeiro ano de vida;
  • Vacina HPV para todos os rapazes, aos dez anos;
  • Vacina contra o Rotavírus (vacina ROTA) para grupos de risco.

Na imagem apresentamos o esquema de vacinação recomendado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS):

Não obstante as alterações impostas pelo PNV 2020, a Direcção da ARCCAS decidiu alargar o âmbito da comparticipação às seguintes vacinas dos Associados e do seu agregado familiar, administradas desde 01 de Janeiro de 2020:

  • Vacina contra Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W e Y;
  • Vacina contra o Rotavírus (vacina ROTA) para todos os grupos;
  • Vacina HPV para todos os rapazes, acima dos dez anos de idade.

A comparticipação da ARCCAS está limitada a 80% do valor de aquisição da vacina, mediante o envio do comprovativo de aquisição da vacina e da respectiva prescrição médica para o email cas.assoc.colab@ca-seguros.pt.

De Todos para Todos,

Deixe uma resposta